Aconteceu na manhã desta terça-feira (27 de novembro de 2018) na Universidade Aberta do Brasil – UAB a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de São João da Ponte.

Esteve no evento, profissionais que atuam na área da Assistência Social, órgãos privados e públicos e alunos da Escola Municipal Pedacinho do Céu, Escola Estadual Coronel Simão Campos, Escola Estadual Padre Rafael, Escola Estadual Filomena Fialho, usuários do Núcleo de Atenção a Criança e o Adolescente- NACA e os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- SCFV. A palestra magna deste evento foi ministrada pela assistente social da Casa de Acolhimento de São João da Ponte, Laura Gabriela.

A Conferência foi realizada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social e com apoio de diversos parceiros. Toda Conferência é um espaço amplo e democrático de discussão e articulação coletivas entorno de propostas e estratégias de organização. É uma oportunidade para representantes da sociedade civil e do governo dialogarem sobre políticas públicas voltadas à infância e à adolescência.
O evento possibilitou a criação e ampliação de espaços de escuta, diálogo e aprendizagem, com crianças e adolescentes, além de interagir com pessoas encarregadas de proteger as mesmas. O espaço também fomentou debates e criações de propostas que venham ao encontro de promoção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Vale ressaltar que a Conferência deste ano trouxe o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

A V Conferência foi abrilhantada com as apresentações culturais das crianças e dos adolescentes do Núcleo de Atenção a Criança e o Adolescente- NACA e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- SCFV.