São João da Ponte é Palco para o Projeto Unimontes Solidária
O mundo precisa de pessoas mais solidárias, capazes de aquecer o coração do próximo. A verdadeira solidariedade consiste em ajudar alguém sem receber nada em troca e sem que ninguém saiba. Diria que ser solidário é, na sua essência, ser desinteressado – no sentindo em que não se tem segundas intenções. A solidariedade só se move pela convicção de justiça e igualdade.
É neste espírito de harmonia que a Universidade de Montes Claros - UNIMONTES comemora 15 anos de implantação do projeto Unimontes Solidária. E como presente, a Universidade atenderá vários municípios com muita dedicação. Vale ressaltar que as ações são coordenadas pela Pró-Reitoria de Extensão.
Através de edital foram selecionadas 18 cidades para receber o Projeto, dentre elas, está São João da Ponte. O Projeto Unimontes Solidária aconteceu do dia 10 a 12 de agosto de 2017 na Praça do Poliesportivo Fernandão. Durante o evento aconteceu ação social, palestras, cinema comentado, campeonato de robótica, aula de dança, aferição de pressão e noite cultural.
As atividades voluntárias foram realizadas nas áreas de educação, saúde, assistência social, meio ambiente, organização social, desenvolvimento sustentável, cidadania, arte, cultura, entretenimento, esporte e lazer, entre outras, de acordo com as demandas específicas dos municípios.
Para o prefeito Danilo Veloso, receber este Projeto na cidade é engrandecer e motivar outros profissionais que atuam na gestão atual. “Esta é uma oportunidade de levar a população algo novo e cheio de interação. A Unimontes está de parabéns pelo êxito deste Projeto e sentimo-nos honrados em recebê-lo” diz o prefeito.
Comemorar 15 anos de Projeto é prova concreta que todas as suas ações são recebidas com bons olhos e tem gerado bons frutos por onde passa. Para o secretário de educação, André Luiz Lima, o Projeto Unimontes Solidária é uma oportunidade que os acadêmicos tiveram de demonstrar aquilo que estão aprendendo em seus cursos, e a parceria com a Prefeitura de São João da Ponte foi uma soma na nova gestão. “De todas as ações, a noite Cultural proporcionou aos nossos jovens uma variedade de atividades acadêmicas , sociais e culturais.”
Na seleção das comunidades para o recebimento das equipes do Unimontes Solidária será dada prioridade aos municípios que apresentam indicadores econômicos e sociais insatisfatórios, como: Produto Interno Bruto (PIB) per capita baixo e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo – em relação ao restante do estado. Também são priorizados municípios com índices mais elevados de analfabetismo e de mortalidade infantil.
Gilmar Pereira - Jornalista e escritor