Rua de Lazer faz alusão ao 12 de Junho:Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

Rua de Lazer faz alusão ao 12 de Junho:Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

Na última terça-feira (3), na Praça Olímpio Campos em São João da Ponte, aconteceu a Rua de Lazer que teve com o tema “Criança não deve trabalhar. Infância é para sonhar”. 

O evento teve como objetivo proporcionar às crianças e adolescentes um momento de alegria e de diversão. Esta ação já faz parte de uma série de atividades que vem sendo desenvolvida no intuito de conscientizar a sociedade sobre as conseqüências a do trabalho infantil e ao mesmo tempo promover o engajamento para combater o mesmo.

A intenção da Prefeitura Municipal de São João da Ponte através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Creas e Crás e Programa Criança Feliz foi de mostrar que trabalhar é uma responsabilidade de adulto e que à criança cabe estudar, brincar e sonhar. 

Participaram do evento, NACA (Núcleo de Apoio a Criança e Adolescente), Departamento da Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, COPASA, Secretaria de Serviços e Urbanos, Conselho Tutelas, Escolas Municipais e Estaduais e comunidade.

Durante a realização da Rua de Lazer houve brincadeiras, danças, teatro com a peça “Criança não deve trabalhar. Infância é para sonhar”, lanche e muita diversão e informação. 

Vale ressaltar que é considerado trabalho infantil aquele feito por pessoas com menos de 18 anos, com exceção de “trabalho do adolescente” ou aprendiz, que é permitido a partir dos 14 anos, desde que se obedeça ao que manda a legislação brasileira.

É dever de todos combater a escravidão e o tráfico de crianças em escravidão, a exploração sexual e a pornografia. É preciso que denuncie só assim as crianças estarão protegidas e terão seus direitos garantidos.

Gilmar Pereira
Jornalista e escritor

ASCOM