Reconstruindo a Saúde Pontense

Diante das inúmeras dificuldades encontradas na FUMASA tendo em vista o abandono deixado pela gestão anterior, a atual gestão recebeu a Fundação no dia 01 de Janeiro de 2017 com vários problemas: Não possuía alimentação para os pacientes, acompanhantes e funcionários; não possuía material de limpeza hospitalar, os funcionários estavam usando apenas água sem nenhum produto apropriado; havia acúmulo de lixo comum e lixo contaminado proporcionando o aparecimento de insetos e roedores.

É possível citar neste primeiro semestre que através do processo de dispensa e licitação os produtos alimentícios e de limpeza hospitalar foram adquiridos, voltando assim oferecer dieta de qualidade e apropriada aos pacientes, acompanhantes e profissionais; além da manutenção do ambiente limpo e de acordo com as exigências da vigilância sanitária. Parceria com a prefeitura municipal para a coleta semanal do lixo comum e acordo e assinatura de contrato com a CISNORTE para a coleta de lixo contaminado.

Através do processo de dispensa e licitação, os produtos necessários para o tratamento e recuperação dos pacientes foram adquiridos proporcionando qualidade para assistência em saúde no município de São João da Ponte. O laboratório recebeu material para realização de exames de urgência emergência e para gestantes, sendo que a licitação encontra - se em andamento para beneficiar o restante da população.

Entre as ações realizadas, vale destacar a manutenção e compra de equipamentos e peças para aparelhos voltando assim os serviços de raio X, eletrocardiograma. Houve dispensa para aquisição de materiais elétricos e hidráulicos, dando conforto e comodidade aos pacientes. Houve a quitação dos débitos com a telefonia fixa facilitando assim a comunicação com outras instituições. Houve manutenção de veículos com pagamento de documentos, troca de óleo, emplacamento e licitação para abastecimento diário.

Quanto à contratação de médicos incluem-se médicos especialistas (cardiologista, ginecologista, pediatra, cirurgião pediátrico e ortopedista) e serviço de ultrassonografia. Houve aumento na contratação de médicos possibilitando dois profissionais no atendimento de urgência e emergência e um profissional exclusivo pela clínica médica.

Todos os funcionários efetivos receberam os salários atrasados e décimo terceiro deixados pela gestão anterior, houve aquisição de equipamento de proteção individual e a redução do quadro de funcionários para 67 profissionais com a folha de pagamento reduzida para aproximadamente 90.000,00 reais .

Serviços

  • Acolhimento para atendimento de Urgência e emergência - 5.831 atendimentos;

  • Internações – 237 internações;

  • Atendimento com Pediatra - 723 atendimentos;

  • Atendimento com Ginecologista - 166 atendimentos;

  • Ultrassonografia - 551;

  • ECG - 269 atendimentos;

  • Atendimento com cardiologista - 62 atendimentos;

  • Atendimento com ortopedista - 166 atendimentos;

  • Cirurgião Pediatra - 51 atendimentos;

  • Raio X – 630