Projetos "Patrulha mecanizada" e "Banco de Sementes" levam melhorias ao homem do campo em São João da Ponte

A Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com a Administração “Tempo de Reconstruir” desenvolvem no município o Projeto "Patrulha Mecanizada" que visa proporcionar melhorias em todo o processo de produção agrícola aos produtores rurais. Com acompanhamento de um Técnico Agrícola, produtores têm assistência técnica e são fomentados a aproveitar melhor suas terras no intuito de tornarem-se autossuficientes.

O Projeto teve início em setembro deste ano e terminará neste mês de dezembro. Para muitos produtores a iniciativa da Secretaria de Agricultura é válida e necessária, uma vez que muitos não têm orientações na hora de cultivar suas terras. O projeto tem a parceria de três associações comunitárias, sendo elas: Santa Rosa, Jacaré e Simão Campos. As associações cederam tratores para aragem e gradeação das terras. Ao todo, 05 (cinco) tratores integram a iniciativa, sendo 03 das Associações e 02 da prefeitura.

A Patrulha Mecanizada atende as comunidades rurais de São João da Ponte e traz auxílio direto aos pequenos produtores rurais, onde tem-se como base o tipo de cultura agrícola a ser implantada na propriedade rural, com fornecimento gratuito de assistência técnica. Entre os produtores cadastrados junto a Secretaria municipal de Agricultura, cerca de 1360 (mil trezentos e sessenta) produtores serão atendidos pelos Projetos.

Cada produtor rural recebeu de 02 a 03 horas de gradeação e aragem de terra, além de sementes de feijão e milho. Foram distribuídas pela Secretaria de Agricultura cerca de 18 (dezoito) toneladas de sementes de milho e 07 (sete) toneladas de feijão em todo o município.

O Secretário de Agricultura, Erivelto Cordeiro, explica que "o projeto procura atender a todos os produtores rurais cadastrados conforme a necessidade de cada um, bem como o manejo da terra, criação de galinhas, gado, porcos, ou produção de milho, feijão etc. Essa iniciativa é uma oportunidade de levar até eles uma condição de produzirem o que eles têm e trazer para a cidade, assim estaremos gerando renda para todos. Outro aspecto importante deste Projeto é que iremos fortalecer os vínculos entre as associações rurais”, destacou Erivelto.

Segundo o Técnico Agrícola, Fábio Queiroz, "além de preparação do solo e da assistência técnica, o produtor rural ainda pode ser atendido por outro projeto caso venha perder a sua safra, que é o 'Programa Garantia Safra', que tem como objetivo ajudar o agricultor a reerguer sua produção."

Com a implementação de tal projeto, a Prefeitura de São João da Ponte vem incentivar os pequenos produtores rurais, auxiliando no preparo do solo para o plantio de diversas culturas.

Para o prefeito Danilo Veloso "é louvável o trabalho da Secretaria de Agricultura, pois está caminhando junto com os pequenos produtores rurais e isso é necessário. Buscamos mudar o olhar e a consciência do homem do campo através de ações sustentáveis, com apoio do técnico e de toda a comunidade”, comenta o prefeito.

Vale ressaltar o intuito dos Projetos "Patrulha Mecanizada" e "Banco de Sementes" que visam fortalecer a agricultura familiar no município, por meio da ampliação da estrutura de trabalho nas associações, sindicatos e prefeitura, oferecendo maior assistência aos pequenos agricultores.