Merenda Escolar é uma das Prioridades na Melhoria do Ensino em São João da Ponte

Já dizia o ditado: “Saco vazio não para em pé.” Imaginemos então alunos sem uma boa merenda escolar?

É pensando na melhoria de ensino que a Secretaria Municipal de Educação tem investido na alimentação (merenda) dos alunos. Os recursos são provenientes da Prefeitura Municipal de São João da Ponte.

Parte dos alimentos, como legumes, frutas e verduras, são adquiridos no próprio município, através do programa Agricultura Familiar. Além desses, carnes, leites e outros alimentos são incrementados na merenda escolar, favorecendo a saúde do aluno e, consequentemente, o aprendizado escolar. O cardápio oferecido aos alunos da rede municipal de ensino municipal é elaborado por nutricionistas para atender as necessidades nutricionais estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), exigido pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Vale saber que a falta de alimentação tem impacto na energia dos alunos e pode prejudicar o aproveitamento das aulas. Dados apontam que “após o período de jejum durante o sono, o corpo e o cérebro precisam de alimento para começar a desempenhar suas funções. Dependendo da atividade da criança no período da manhã, ela terá menos disposição, ficará mais cansada e haverá queda no desempenho”.

A proposta do prefeito Danilo Veloso é garantir uma alimentação de qualidade durante todo a sua gestão. A preocupação com a merenda escolar é de extrema importância, pois a boa alimentação visa atender as necessidades nutricionais dos alunos, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar dos estudantes.