I Conferência Municipal de Saúde das Mulheres e de Vigilância em Saúde

A Prefeitura de São João da Ponte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira, dia 09 a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres e de Vigilância em Saúde. O evento aconteceu no Parque de Vaquejada Denizar Veloso Santos às 08:00 da manhã.  Esteve presente no evento o Secretário de Saúde, Marcos Paulo Campos Costa, Presidente da Fumasa Larissa Fagundes Gusmão, Coordenadora da Vigilância em  Saúde, Daniela Almeida Oliveira, o Prefeito, Danilo Wagner Veloso, Vice-prefeito, Márcio Antônio Costa, presidente da Câmara Municipal Marizan Ferreira, Vereadores, Genilza Ribeiro, Fídellis Fagundes, Marciano Pimenta, Funcionários da área da saúde e  a população pontense. Durante o evento aconteceu palestras ministradas pela psicóloga Débora Durães que falou sobre “Saúde da Mulher: Desafios para Integridade  com Equidade”  e com o Coordenador de Vigilância em Saúde  e Imunização da Gerência Regional de Januária,  Emanuel Rodrigues que discutiu sobre “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Desafios  de um Sus Público de Qualidade.”

A Conferência foi de extrema importância para  município, pois visou o bom funcionamento da gestão  municipal e por meio dela foi possível avaliar  a situação  de saúde  do município e propor  diretrizes  para  a formulação  da política  de saúde. É sabido que as conferências acontecem a cada 4 anos e conta  com a representação  dos vários  segmentos  sociais, seu produto  expressará as necessidades  de saúde da população e  servirá  de base  para  a construção do Plano  Municipal de Saúde (PMS), para os planos e metas  estaduais, que por sua vez  serão  base  para o plano  e metas e nacionais.

De acordo o secretário de Saúde e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Paulo Costa, é desafiador lidar a com a questão da saúde da população, mas com respeito e dedicação ao próximo, sente-se motivado a exercer sua função com dignidade e bravura. “Ação como essa Conferência é de importante para todos, pois é a oportunidade que os mesmos têm em justificar os nossos erros e acertos, aqui todos podem e devem opinar, a Conferência está sendo um marco  histórico para a política de saúde das mulheres do município”, afirma o secretário.

O evento foi uma oportunidade de dialogar sobre as políticas públicas  direcionadas à saúde da mulher e sobre o trabalho que a Vigilância em Saúde desenvolve no município. Além de fomentar opiniões, abriu espaços  para pensar em avanços , desafios e o no que precisa ser  melhorado ao longo de quatro anos.
Segundo o Prefeito, Danilo Veloso, a Conferência é uma forma de garantir um espaço para discussões pertinentes no que diz respeito à saúde municipal, pois implementar e implantar estratégias é importante, desde que haja a participação de todos. “Com este evento reafirmo o meu compromisso feito ao longo da minha campanha, e o que me competir, não medirei esforços para trazer para São João da Ponte uma saúde de qualidade, pois a saúde é fundamental para que as outras coisas funcionem bem”, diz o prefeito.

O Prefeito ainda falou da necessidade de toda a população participar de um evento deste porte, pois deve ser eles os mais interessados pela saúde. Durante sua fala, o prefeito  falou sobre os PSFs que estão atuante nas comunidades, dos agentes em saúde que foram capacitados, os exames laboratoriais e remédios que estão à disposição da comunidade, isso adquirido com recursos próprios do município. Ainda acalantou o desejo em colocar São João da Ponte como a 3ª cidade  melhor no requisito saúde. Mas acrescentou que isso tende ser junto com a população, pois é de importância que todos  abracem  esses eventos  e assuma suas responsabilidades .

As palestras foram carro chefe da Conferência, pois chamou a atenção da população sobre assuntos de interesse coletivo. Para a psicólogo Débora Durães, a Conferência  da Saúde da Mulher inaugura uma  era  de pertencimento, empoderamento e transformação  no SUS neste tempo. “Acredito  que a pluralidade e a complexidade do ser mulher interroga  todas as instâncias, não seria  diferente  no Sistema Único de Saúde, mas encorajo as mulheres  a não recuar  e se perguntar  que SUS eu preciso enquanto mulher?” fomenta a psicanalista.

Para a Cirurgiã dentista, Cléia Bandeira que atua na Unidade Básica de Vereda,  o evento é único e capaz de sanar muitas dúvidas que profissionais e população têm acerca  de determinados assuntos, tanto na área da mulher quanto da Vigilância em Saúde. “Acredito que tudo que levamos ao debate e a opinião pública só vêm a somar com a saúde, não só da mulher, mas de todos.” A cirurgiã ainda parabenizou aos gestores que proporcionaram o momento de discussão e acredita que a saúde da mulher sempre tem que está em voga, pois é necessário.

Outro assunto importante discutido na Conferência foi à questão da Vigilância em Saúde, para o Coordenador Emanuel Rodrigues, o SUS está fragilizado diante de tantas crises, mas não é motivo de cruzar os braços diante dos desafios. “É preciso que todos se unam  efetivamente em prol da saúde e perceba que  a Vigilância em Saúde não é a junção de todas as vigilâncias, e sim uma abordagem estratégica de dados que existe. Só assim podem traçar metas e planos de ação.

Pela manhã aconteceu a Conferência Municipal da Saúde das Mulheres e a tarde a Conferência da Vigilância em Saúde. Os participantes se dividiram em grupos  temáticos  para debates e formulação  de propostas. As propostas  serão encaminhadas  para a Conferência  macrorregional e futuramente seguirão duas etapas: a estadual e a nacional. As atividades  da Conferência durou o dia todo e contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas.