Distrito de santo Antonio da Boa Vista recebe visita da equipe técnica do  Setor de Patrimônio Cultural

Todo povo tem sua história, e essa deve ser preservada para que gerações futuras possam conhecer e valorizar cada parte dela.
Em meados de setembro de 2021, o Distrito de Santo Antonio da Boa Vista recebeu a visita técnica da historiadora e Arqueóloga Janaína Mota, com  objetivo de analisar e avaliar o livro “Tempo da Escravidão de 1875”, que pertence ao Cartório local com intuito de futuramente criar projeto que visa o tombamento do mesmo.

O livro registra  a compra e venda de escravos no final do século XIX e traz um valor histórico para o Distrito e para a cultura de São João da Ponte. Vale ressaltar que  na época, São João da Ponte era um povoado, que pertencia a Brasília de Minas, e tendo a Paróquia de Santo Antônio da Boa Vista fundada em 1880, integrante da Arquidiocese de Diamantina.

Segundo a equipe técnica, “o  acervo do Cartório tem uma riqueza imensurável”. Na oportunidade também  foi percebido  num dos registro da eleição de 1891 – momento em que poucas pessoas tinham direito ao voto, pois precisavam ser alfabetizadas e do sexo masculino. Outra observação importante, foi  o fato do livro de nº 1 deste acervo ser datado em 1886 a 1922, sendo este de extrema importância, uma vez que, parte do acervo da Casa Paroquial da cidade de São João da Ponte, compreendido entre os anos de 1900 e 1922 foram queimados.

Diante de toda a pesquisa, a Arqueóloga Janaína Mota se  prontificou  a elaborar e entregar até novembro de 2021 um dossiê do processo de tombamento, proteção e preservação do referido livro da escravatura. Trabalho que será de suma importância para o enriquecimento e ganho de verbas futuras para a cultura de São João da Ponte. É importante frisar que os dados coletados farão parte do documento de levantamento do patrimônio histórico, artístico e cultural do município e também do processo de tombamento do livro “Tempo da Escravatura de 1875”, que após todo processo será considerado de domínio público em seu formato digital, tornando-se uma fonte riquíssima para as futuras pesquisas e futuras gerações.

A atuação do Ministério Público de São João da Ponte, do IEPHA, do Departamento de Cultura vinculado à Secretaria de Educação e da Administração “Tempo de Avançar”, nesse processo de preservação e proteção do patrimônio histórico e cultural do município de São João da Ponte só fortalece e mantém viva a raiz cultural do povo Pontense e suas manifestações.

Prefeitura Municipal de São João da Ponte
Administração Tempo de Avançar