Dia Internacional de Combate à Homofobia
É preciso falar desta data em um momento tão aberto à discussões crítica acerca de assuntos polêmicos e instigantes.
O Dia 17 de maio é conhecido mundialmente como o dia Internacional de Combate a Homofobia. É importante destacar que apesar do dia 17 ser intitulado como o dia combate a homofobia, o próprio movimento vem problematizando a capacidade do termo em abarcar a multiplicidade de identidades que se somam na luta contra o preconceito a orientação sexual e a idade de gênero.
A Política Nacional de Assistência Social s incorpora a esta luta, uma vez que se constitui no arcabouço constitucional brasileiro como um direito social e uma política de proteção social, que vista a garantir essa proteção para quem dela necessitar, sem necessidade de contribuição prévia à provisão dessa proteção. Neste sentido, possui papel fundamental para garantia e a promoção de direitos para a população LGBT, devendo garantir a perspectiva da equidade e da diversidade no desenvolvimento das ações, programas, benefícios, serviços e projetos do Sistema único de Assistência Social (SUAS).
De acordo com os dados disponíveis atualmente nos Sistemas de Informação da Rede SUAS, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social CREAS realiza cotidianamente atendimento e acompanhamento da população que sofre violação de direitos devido a sua orientação social.
Desta forma a Assistência Social por meio do CRAS – Centro de Referência da Assistência e do CREAS de São João da Ponte apoiam a luta e coloca à disposição de pessoas que sentem seus direitos violados seus direitos na sociedade.