Cultivo de abóbora é sucesso em antigo "Lixão"

Com o objetivo de capacitar os pequenos produtores do município, a Prefeitura Municipal de São João da Ponte, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente desenvolve na cidade o Projeto “Módulo de produção coletiva”, que está sendo experimentado na Comunidade rural de Tigre. O projeto pioneiro na região, revela uma preocupação da Administração “Tempo de Reconstruir” com o antigo "lixão" que existia naquele lugar e a geração de renda.

Com uma equipe de profissionais da Secretaria, agricultores foram orientados em preparar o solo para a realização do cultivo das sementes de abóbora. O terreno foi aterrado e os resíduos foram colocados em valas. Durante o período de três meses, o solo foi analisado, irrigado e cultivado por agricultores que tiveram todo o suporte da Prefeitura.
Nos últimos dias, foi realizada a colheita do cultivo das abóboras - conforme fotografias.

Vale ressaltar a grande procura pelos produtos produzidos, sendo que os mesmos já foram vendidos para uma empresa que interessou por toda a produção. O dinheiro da venda será destinado aos agricultores para que os mesmos possam investir neste projeto assistido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Aproximadamente 20 (vinte) toneladas de abóbora serão produzidas e colhidas nesta primeira fase do projeto.

O terreno utilizado possui extensão de cerca de 10 (dez) hectares de terra. Porém, neste projeto experimental, somente 01 (um) hectare foi usado para o plantio. Com o sucesso do projeto, o mesmo será expandido para a Comunidade de Araruba, e tal expansão promoverá maior geração de renda aos pequenos agricultores e suas famílias.