Casa de Apoio para receber pessoas em tratamento de saúde é inaugurada em Montes Claros

No intuito de acolher pessoas de todo o município de São João da Ponte que estejam passando por tratamento de saúde, nesta sexta-feira (20/10) foi inaugurada em Montes Claros, no Bairro Vila Narcísio, a "Casa de Apoio". O local foi idealizado pela nova gestão “Tempo de Reconstruir” e Secretaria de Saúde e possui capacidade para receber até 20 (vinte) pessoas; sendo que estadia e alimentação serão gratuitas. A Casa será mantida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de de Saúde.

Vale lembrar que a cidade de Montes Claros possui diversos hospitais de referência que recebem pacientes de toda região Norte de Minas, com baixa, média e alta complexidades. Vários destes pacientes, a depender da gravidade, necessitam de internação e muitos não podem ter acompanhantes dentro da unidade de atendimento. Sendo assim, a Casa de Apoio terá a finalidade de receber os pacientes em tratamento e também seus acompanhantes, possibilitando acomodação e apoio necessários.
Estiveram presentes na inauguração da Casa de Apoio o Prefeito Danilo Veloso; Secretário de Saúde, Marcos Paulo Costa Campos; o Gestor da Casa de Apoio, Marcos Saulo Costa Campos; a Presidente da FUMASA, Larissa Fagundes Gusmão; além da Coordenadora, Ligia Caroline Fagundes.

Para o Prefeito Danilo Veloso, "a Casa de Apoio é uma realização de um sonho, pois era grande a necessidade de se ter um espaço que atendesse pessoas enfermas e seus acompanhantes em Montes Claros, pois há pacientes que viajam mais de 200 km para fazer tratamentos nos hospitais da cidade. É importante lembrar que todo paciente que vai à Montes Claros passa por algum tipo de tratamento e requer cuidado e atenção. A nossa administração que proporcionar a esses pacientes um pouco de conforto e paz. Que eles se sintam acolhidos neste novo espaço, pois não é fácil para quem está passando por um tratamento. A Casa de Apoio veio complementar os serviços que já vêm sendo prestados aos pacientes e vai trazer mais qualidade à vida das pessoas que vão receber esse atendimento aqui em Montes Claros”, afirma o Prefeito.

A Casa de Apoio vai atender as necessidades de diversas pessoas carentes de nosso município, como a Dona Maria dos Reis, 63 anos, que está hospedada na mesma. Para ela "está sendo uma grande ajuda, pois ela sai da Comunidade rural de "Cruz", zona rural de São João da Ponte, às 04:00hs da manhã para estar na Santa Casa às 06:30hs. Para ela, o espaço vai evitar o cansaço das viagens e também acolherá sua filha que a acompanha nos tratamentos. Aqui é ótimo, casa confortável e arejada, tudo fica mais próximo e assim não vou precisar ficar na estrada todos os dias ou quase toda semana”, comenta Dona Maria.

A Casa de Apoio foi elaborada com intuito de servir a toda população Pontense, principalmente as pessoas mais necessitadas, que não possuírem condições financeiras de custear sua hospedagem na cidade de Montes Claros, enquanto estiverem realizando tratamentos na área de saúde. Segundo o Secretário de Saúde, Marcos Paulo, "a inauguração deste espaço é um marco para a saúde de nosso município, pois nunca foi pensado algo assim. Muitas vezes, pacientes chegam aos hospitais com seus acompanhantes e os mesmos não disponibilizam alojamento e nem alimentação para essas pessoas; sendo que, em muitos casos, estes cidadãos não encontram lugar adequado para fazer higiene pessoal, como tomar um banho, ou mesmo ter uma alimentação efetiva. O prefeito, Danilo Veloso vendo essa necessidade de acolher essas pessoas, teve o interesse de locar essa casa, justamente para acolher esses Pontenses em tratamento”, diz o Secretário.

A expectativa é que a Casa de Apoio seja bem aceita pela população Pontense, pois trata-se de um Projeto inovador e que ainda está passando por fase de adaptações e amadurecimento.

Tome Nota

A Casa de Apoio à Saúde encontra-se instalada em um imóvel com dois andares, oito cômodos, banheiro, salas, área de serviço, garagem e espaço para fazer refeições, o que trará maior conforto aos Pontenses que necessitam deste serviço. O espaço atenderá até 20 (vinte) pessoas, sendo 10 (dez) pacientes e 10 (dez) acompanhantes. Todos eles terão à sua disposição acomodações adequadas e alimentação de qualidade no café da manhã, almoço, café da tarde e jantar.

A "Casa de Apoio" está situada na Rua Suma Antônio Pereira, nº 54, Bairro Vila Antônia Narcisio - Montes Claros/MG.