Ação Global realiza serviços gratuitos na Comunidade Quilombola

Ação Global realiza serviços gratuitos na Comunidade Quilombola de Brejo dos Crioulos Toda Ação Global tem como objetivo facilitar o acesso a direitos que são essenciais a todos os cidadãos. E com o intuito de atender as necessidades das Comunidades rurais, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social, tem realizado diversas Ações Globais pelo município.

Aconteceu no dia 26 (vinte e seis) de julho no território Quilombola "Brejo dos Crioulos", mais precisamente na região de Orion, a Ação Global que teve como objetivo levar conhecimento e serviços gratuitos a todos os moradores daquela região e das comunidades vizinhas.

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de São João da Ponte em parceria com a Prefeitura Municipal de Varzelândia, através das Secretarias de Assistência Social, com apoio das Policiais Civil e Militar e dos moradores da Comunidade Quilombola. Infelizmente a falta de documentação ainda é um problema que atinge grande número de brasileiros; pois sem eles, perdem-se diversos direitos básicos, como educação, saúde e políticas sociais.

Olhando por esse viés, foram ofertados gratuitamente serviços diversos, como emissão de Carteira de Trabalho, CPF, RG, Alistamento Militar, Carteira do idoso, atualização do programa do Bolsa Família, palestras e orientação jurídica.

Na oportunidade, foi realizada uma pré-conferência municipal com o tema: "Assistência Social Direito do povo, com financiamento público e participação social", que deu voz as reivindicações da comunidade quilombola na Conferência Municipal que acontecerá no próximo mês.

Os profissionais da secretaria expuseram aos usuários os desafios para o segundo semestre, tendo em vista a redução dos repasses financeiros relativos aos serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

A equipe do NASF (Equipe do Núcleo Atenção a Família) realizou a aferição de pressão arterial e testes de glicemia, além de participar de atividades de esporte, lazer e educação. Ao final do evento, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social apresentou o teatro ao ar livre com a peça "Criança não deve trabalhar - Infância é para sonhar", que é direcionado a erradicação do trabalho infantil.

Prefeitura Municipal de São João da Ponte, trabalhando com honestidade, compromisso e transparência.

ABRIR ÁLBUM

Gilmar Pereira Jornalista e escritor