Vaquejada Nacional de São João da Ponte é sucesso em sua 10ª Edição

“Vaquejada é coisa nossa, do Nordeste brasileiro, do sertanejo guerreiro, caboclo da pele grossa! Originária da roça, da farra do fazendeiro, da labuta do vaqueiro, do traquejar da boiada, que está em disparada por este Brasil inteiro.”

A citação acima registra bem a paixão deste esporte que arrasta multidões por onde é realizada. Olhares atentos, mãos firmes no arreio, corpo equilibrado na sela e coração palpitando – situações clássicas de um competidor que entra na pista com toda determinação para derrubar o boi na faixa.

A X Vaquejada Nacional de de São João da Ponte foi a melhor, dentre todas as suas edições, segundo os pontenses. Além de contar com uma estrutura física de ponta, jamais vista em nossa cidade; Pontenses e visitantes puderam participar de shows com artistas locais e regionais como: Pagode Ousado, Maninhos do Forró, Dinizio dos Teclados, Sky Love, Marcos Vinicíus; além da aguardada atração nacional, Leonardo e Eduardo Costa – Cabaré, que abrilhantaram o palco central.

Outro ponto elogiado pelos visitantes foi a decoração feita pela equipe do Departamento Municipal de Cultura e os painéis pintados pelo artista plástico Pontense, Abias Gabriel.

A realização deste evento foi mais um compromisso da atual gestão “Tempo de Reconstruir” firmado com a população. A Prefeitura Municipal, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Sindicato Rural devolveu aos Pontenses a alegria de participarem de uma festa tão bem produzida e trazer para São João da Ponte, visitantes de diversos Estados do país, tudo isso além de aquecer a economia local.

A X Vaquejada reuniu várias lideranças políticas e empresariais da região. Estiveram presentes Prefeitos, Deputados e empresários que prestigiaram o evento.

Muitos participantes vieram com suas tropas de outros estados, sendo que aproximadamente 200 competidores se inscreveram na Categoria Profissional, 150 na Categoria Amadora e 200 na Categoria Iniciante, o que resultou num público significativo para concorrer aos prêmios. Para João Carlos, competidor Pontense, "a Vaquejada desta edição foi a melhor de todas que já participou pelo estado de Minas Gerais. Em termos de estrutura, nunca fui a lugar algum como aqui na nossa cidade, digo, pistas, organização, o Parque em si e toda sua dimensão física. Quanto à competição, foi excelente, sinto-me orgulhoso por ter competido na minha terra natal ter levado o primeiro lugar”, comenta João Carlos entusiasmado.

Durante o evento, barraqueiros e população puderam participar da feira dos agricultores. No espaço, estiveram expostos diversos produtos da região e shows alternados ao longo do dia. Para o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Erivelto Cordeiro, "a Vaquejada é de todos e para todos, e a satisfação é maior quando todos participam diretamente deste momento ímpar para a cidade. Tivemos uma boa participação de vaqueiros, tivemos um espaço físico reservado para os feirantes expor seus produtos, o que justifica o patrocínio do IDENE. Estou feliz com a realização desta festa, pois superou as nossas expectativas” finaliza o Secretário.

Vale ressaltar que a realização da X Vaquejada só foi possível graças à parceria formalizada mediante Chamada Pública que teve como parceiro o Sindicato Rural, sendo que o Município de São João da Ponte viabilizou recursos para a contratação dos shows e reforma da estrutura do Parque de Exposição Denizar Veloso Santos. Segundo o Prefeito, Danilo Veloso, "as expectativas foram superadas e os Pontenses estão de parabéns por ter contribuído de forma direta e indireta com o evento. Infelizmente a prefeitura não teria condição alguma de realizar uma festa deste porte, a nossa Vaquejada foi uma das melhores e maiores já vistas no Norte de Minas, estrutura de qualidade e conforto, tanto para os competidores quanto para os visitantes que compareceram ao Parque ao longo desses dias”, diz o Prefeito.

As expectativas foram ultrapassadas em todos os campos. Para o Presidente do Sindicato Rural, Antônio Edilson de Oliveira Nobre, "a Vaquejada só rendeu elogios em todo Norte de Minas, um misto de alegria e emoção tomou conta de todos. Ninguém acreditava que São João da Ponte teria capacidade de produzir um evento desta grandeza. Não são méritos meu ou do prefeito, mas de um grupo que topou trabalhar em prol do município”, diz emocionado o Presidente. O Sindicato Rural e sua diretoria trabalharam na organização e contratação de empresas e montou equipe para a descentralizar o comando das ações – chefe de vaqueiros, limpeza, alimentação, organização e etc.
O evento veio a demonstrar que uma parceria bem feita entre o Poder Público e o Setor Privado pode perfeitamente funcionar e, sem sombra de dúvidas, pode resultar em excelentes resultados. “Aprendemos muito e se Deus quiser, estaremos prontos e com experiência para fazer (organizar) um evento ainda melhor”, finaliza Edilson.

O Parque de Exposição e Vaquejada Denizar Veloso Santos ganhou dimensão gigantesca, tanto nas participações dos vaqueiros, premiações e diversificação das comitivas participantes, sendo que a festa e o público presente surpreendeu aos organizadores.

Tome Nota

A 10ª edição da Vaquejada Nacional do Parque de Exposição Denizar Veloso Santos fez a premiação das categorias: profissional, amador e iniciante.

PROFISSIONAL

1º Lugar
1. Mateus Canela x Zé Aroldo - Parque Recreio dos Pampas - Lontra
1. Cristovão x Rodrigo Nunes – Haras RIX e TODA assessoria – São João das Missões