X Vaquejada de São João da Ponte Começa com grande Festa

Para os pessimistas, a Vaquejada seria mais uma estória de pescador, mas a administração “Tempo de Reconstruir” vem com toda dedicação resgatar a tradicional festa de Vaquejada e trazer aquecimento na economia local.

A X Vaquejada carrega o peso da tradição e da expectativa acumulada por não ter realizada já faz alguns anos.

A Prefeitura Municipal de São João da Ponte em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Sindicato dos Produtores Rurais fez a abertura da X Vaquejada na noite desta quinta-feira (21), com uma grande festa voltada para pontenses e visitantes.

A festa mais aguardada dos últimos anos na cidade, voltou com toda força e ousadia na estrutura física. Além de contar com uma decoração totalmente rústica feita pela equipe do Departamento de Cultura o espaço físico foi totalmente reformado e modificado para atender melhor os competidores e convidados que passarão pelo Parque de exposição neste fim de semana.

O primeiro dia de Vaquejada foi marcada pela alegria da população em ser surpreendida por uma estrutura de ponta, algo que jamais teve no Parque de Exposição Denizar Veloso Santos. Depois de anos desativada, a vaquejada chega a sua X edição com muita beleza e conforto.

Passaram pelo palco central na noite de quinta-feira, “Cabaré do Forró” e “Originais do Baião”. O show principal e mais esperado vai acontecer no sábado (23) com a atração nacional “Cabaré”, a partir das 23 horas.

Ontem visitantes puderam assistir as competições dos vaqueiros que demonstraram equilíbrio e força sobre o cavalo e a após as competições aconteceu a Missa, realizada pelos Padres Henderson Pereira do Carmo e Márcio Antônio.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o evento vai oferecer ao público lanchonetes, feira do Agricultor, parque de diversão, estacionamento, frontstage, posto médico e a presença da Polícia Militar e seguranças.

Vale ressaltar que a X Vaquejada é uma pareceria entre Prefeitura, Sindicato dos Produtores Rurais e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e tem toda a estrutura montada pela Cia Produção. A expectativa de público durante a realização do evento é de aproximadamente 30 mil pessoas, apostam os organizadores.

Tome Nota

A vaquejada consiste na ação que envolve um boi solto em uma arena e dois vaqueiros montados em um cavalo que tentam derrubar o animal pela calda dele.

A prática nasceu na década de 40 na região do Nordeste do Brasil. Os primeiros registros da atividade aconteceram nas fazendas localizadas no Sul da Bahia e Norte do estado do Ceará.

A habilidade em derrubar o boi vem da forma como esses animais eram tratados à época. Geralmente, criados soltos nas caatingas, os sertanejos precisavam desenvolver estratégias para apreender o gado livre. Entretanto, a presença sempre constante de muitos galhos secos na vegetação, fazia com que os laços ficassem sempre enganchados. A partir daí surgiu a estratégia de puxar pelo rabo do animal para conduzi-lo de volta ao rebanho.

Gilmar Pereira
Jornalista e escritor