São João da Ponte vai Sediar a COPA da PONTE

A prática de Esporte é uma das melhores maneiras de manter a saúde, tanto do corpo quanto da mente. Geralmente, cada país possui seu esporte preferido, e o futebol, basquete, futebol americano estão entre os mais populares do mundo. Mas em São João da Ponte o que predomina é o futebol bem brasileiro, aquele de campo ou campinho.

Vale dizer que o esporte não vale apenas como prática, para muitos esportistas chega a ser sua própria vida, especialmente para aqueles que fazem do esporte sua profissão. E como forma de deixar vivo este espírito em São João da Ponte, a administração “Tempo de Reconstruir” vem apostar no esporte como ferramenta de transformação social e assim, dá o ponta pé inicial para a realização da COPA da PONTE.

Sendo assim, nesta última quinta-feira (24) na sala de reuniões do CRAS ( Centro de Referência da Assistência Social) reuniram-se o chefe do esporte, Clay Nascimento Bandeira, os membros da comissão esportiva, Lucílio Weliks de Souza, Dário Fabiano Borges (vereador), Hudson Aparecido Almeida (secretário interino da Assistência Social, Kelly Fernandes, técnicos de equipes e jogadores.

O motivo da reunião foi para definir alguns pontos a serem trabalhados na organização da COPA da PONTE que terá suas inscrições abertas segunda-feira dia 28 de agosto a partir das 08:00 na Secretaria Municipal de Assistência Social e finalizará dia 01 de setembro às 17:00.

O campeonato será realizado pela Prefeitura Municipal de São João da Ponte através do Departamento de Esporte, Lazer e Cultura e reunirá aproximadamente 40 equipes que disputarão o 1º lugar desta COPA, sendo essas, equipes da zona urbana e rural do município.

Aos competidores foi repassado todas as informações acerca da COPA da PONTE e futuramente será feito o sorteio das equipes que irão se confrontar nos campos. Quanto à premiação, a administração “Tempo de Reconstruir” fará a premiação da segunda forma: 1º lugar, R$3.000 ( três mil), 2º lugar, R$2.000 ( dois mil) e 3º lugar, 1.000 ( mil). Também premiará o melhor jogador com o valor de R$400,00 ( quatrocentos), o melhor goleiro com R$300,00 ( trezentos) e o artilheiro com R$300,00 ( trezentos).

Segundo o chefe do Esporte, Clay Bandeira, a COPA é uma oportunidade de valorizar os atletas e a equipes pontenses, que no caso são muitas. “é importante que todos abracem esta COPA e busquem dá o melhor de si, pois vocês enquanto atletas são referências para crianças e adolescentes de suas
comunidades”, diz o Clay Bandeira.

A COPA da Ponte busca resgatar valores dentro do esporte e que possa transformar agentes da sociedade. O esporte é tido como ferramenta de transformação e pode tirar muitos adolescentes e jovens do mundo das drogas e do vício das tecnologias.

Segundo o Hudson Almeida, secretário interino da Assistência Social,o prefeito municipal, Danilo Veloso deu a liberdade para que pudesse liberar esse evento e acredita que essa seja uma oportunidade de criar uma nova referência para o esporte de São João da Ponte. “A proposta deste evento é fazer com que os nossos jovens do município possam estar competindo ao longo desta Copa com força e determinação, e com isso teremos um bom evento”, finaliza o secretário.

A realização da COPA é uma forma de manter vivo o espírito esportivo entre as equipes e na cidade. “Todos estão de parabéns pela iniciativa, pois há tempos que não temos evento deste porte na cidade. Além do quê, será uma oportunidade de valorizar outros esportes como a peteca, voley e corrida’, diz o técnico, Deyvid Soares.

A COPA tem efeitos que vão além dos jogos, pois será importante no resgate da tradição das competições regionais. A colaboração dos atletas como responsáveis pelo sucesso da mesma é de extrema importância. Sem atletas não existe esporte.

Na sequência das falas, os representantes elencaram todas as equipes e subdividiram por regiões mais próximas para competirem e foi marcada outra reunião para fazer o sorteio de todas as equipes. A tabela deve ser divulgada nos próximos dias, juntamente com o sistema de classificação e regulamento.

Gilmar Pereira - Jornalista e escritor