SAMU dá continuidade à renovação da frota

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), que é responsável pela gestão do SAMU Macro Norte, está dando continuidade à entrega das ambulâncias 0 km doadas pelo Governo do Estado, no mês de junho. Após as entregas dos veículos que já estão prestando serviço nos municípios de Cristália e Francisco Sá, que aconteceu na última segunda-feira, 5, agora, as entregas continuam nos municípios onde o SAMU tem suas bases descentralizadas.

Nesta sexta-feira, 9, serão entregues as viaturas nas cidades de Manga, às 15 horas, e Jaíba, às 17 horas. No sábado, por sua vez, será a vez das bases descentralizadas de Várzea da Palma, às 10 horas, e Pirapora, às 12 horas, receberem os novos veículos. Na segunda-feira, São Francisco, Brasília de Minas e São João da Ponte, receberão as novas ambulâncias, respectivamente, às 8h30, 10 e 12h30.

Os veículos, que foram oficialmente doados pelo Governo do Estado, no dia 1º de junho, durante solenidade em Montes Claros, fazem parte de um investimento do Estado de R$ 2,6 milhões. Ao todo são 26 ambulâncias repassadas pelo Governo de Minas, este ano, sendo que quatro já haviam sido entregues em março, durante a solenidade de posse do presidente do Cisrun. É interessante ressaltar que esses 26 veículos representam uma renovação de quase 56% da frota do SAMU Macro Norte que atende 86 cidades e uma população superior a 1,5 milhão de pessoas.

O presidente do Cisrun/SAMU, e prefeito de Porteirinha, Silvanei Batista, lembra que a vida útil das ambulâncias do SAMU é abreviada em virtude das condições das estradas do Norte de Minas. “O SAMU Macro Norte atua em uma área com 122 mil km²”, conta sobre a peculiaridade do trabalho que está sendo beneficiado pela parceria do Governo do Estado.

Jane Felix
Jornalista - Assessora de Comunicação do Cisrun/SAMU Macro Norte