Projeto NASF em Ação Movimenta São João da Ponte

Ao longo dos meses de outubro a dezembro esteve nas localidades rurais e na região urbana de São João da Ponte, a equipe do NASF - Núcleo de Apoio a Saúde da Família, desenvolvendo projetos com objetivo de delimitar melhor sobre a importância do NASF junto com as equipes de ESF e população.

Houve exposição das práticas de cada função que o profissional exerce na prevenção e promoção da saúde. Essa ação contou com todos os integrantes, com cálculo de IMC feito pelas nutricionistas, auriculoterapia feita por fisioterapeuta e psicóloga, orientações com fisioterapeutas e psicólogos. Avaliações com fonoaudióloga. Foram 20 localidades visitadas e uma média de mais 1 mil atendimentos feitos na população com todas essas modalidades. Estiveram também presentes desenvolvendo suas funções, enfermeiros, dentistas, Técnicos da Saúde Bucal.

Para a equipe do NASF, o Projeto é importante e vem somar com todos os projetos que a Secretaria Municipal de Saúde vem desenvolvendo no município. Uma vez que, a saúde para além dos conceitos, nos convoca a olhar para um modelo de cuidado, de ser e do estar a se desdobrarem sob uma ótica Biopsicosocial. Todo desequilíbrio vem de um corpo que deixou de saber de si. De um corpo que desaprendeu o caminho das generosidades de sua própria alma. Todos nós estamos sujeitos as dores, desgastes, adoecimentos e ter ferramentas eficazes é o primordial para ter qualidade de vida.

O projeto Nasf em Ação nos atenta ainda a aprendermos melhor a função de cada profissional da equipe junto ao que ele poderá contribuir de forma multidisciplinar na saúde da população Pontense. E seu papel se afina aos outros como instrumento facilitador em dispor de variadas técnicas de educação em saúde, a destacar que é a primeira vez que o município oferece mais um tratamento de saúde complementar, a auriculoterapia, que é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa, sendo reconhecida pela UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade.

Tendo comprovação cientifica e reconhecida pela organização mundial de saúde como técnica auxiliar as outras. Tentamos trazer a população de forma leve e diferenciada meios de autoconhecimento, corpóreo/psico/social. Notamos com grande satisfação durante 2 meses do projeto, grande adesão e em 2018 essas ações terão continuidade. O feedback está sendo positivo e prezamos sempre para oferecer a todos qualidade de vida e um caminhar mais saudável e feliz.

Para a Supervisora Pedagógica Érika Gonçalves, o trabalho da equipe do NASF é satisfatório e ajuda as pessoas refletirem melhor sobre sua saúde. “O trabalho que eles desenvolvem é transformador! Desde que comecei a participar, muita coisa mudou, autoestima, confiança, sem contar os efeitos na nossa saúde. Um projeto que veio a todos que participam”, comenta a Supervisora.

Tome Nota

A equipe atual do Nasf conta com:
02 Nutricionistas Dra. Jéssica Nayara Almeida, Dra. Nayara Ferreira,
04 Fisioterapeutas Dra. Neila Maria, Dr. Eric Lima, Dra Cândida Abreu e Dra. Fernanda Fraga,
01 Fonoaudióloga Dra. Maria Fernanda Mendes,
02 Psicólogos Dra. Tamara Nunes e Dr. Guilherme Campos.