Outubro Rosa, mobilização para prevenir o câncer de mama

Outubro Rosa, mobilização para prevenir o câncer de mama

O autoexame, bem como a realização de consultas médicas regulares, são fundamentais para evitar o câncer de mama. A prevenção é muito importante e visa diagnosticar a doença em seu estágio inicial, o que dará maior efetividade ao tratamento.
O mês de outubro tornou-se rosa em prol da luta contra o câncer de mama. 

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização com objetivo principal de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Olhando para este viés, a Secretaria Municipal de Saúde de São João da Ponte promoveu nesta manhã de quarta-feira (24/09) uma passeata e palestras de conscientização na praça Olímpio Campos. O intuito desta mobilização é intensificar o trabalho que já vem sendo realizado nas Unidades Básicas de Saúde e PSF's. 

É notório que a cada ano as mulheres têm tido mais consciência sobre este importante trabalho, pois em 2 meses e meio foram feitos 1500 (mil e quinhentos) exames de mamografia em todo município. 

As palestras foram ministradas pelas médicas Flávia Luisa dos Santos e Priscila do Couto Moraes Lopes, e ambas falaram da prevenção, da sua importância, e dos tratamentos do câncer de mama e colo de útero. 

O momento foi de agregar informações, experiências, desejos e vontades de lutar por uma causa que tem cura. A mobilização deste dia vem derrubar o mito de que a doença é uma sentença de morte e reforçar que cuidar da saúde é um gesto de amor grandioso pela vida daqueles que você ama.

Tome Nota

História 
O movimento Outubro Rosa começou a surgir em 1990 quando aconteceu a primeira "Corrida pela Cura", realizada em Nova Iorque - Estados Unidos, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações.
Atualmente o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo.

Gilmar Pereira 
Jornalista e escritor

Galeria de Fotos: