I Ação Global na Comunidade de Agreste marca o "Dia da Consciência Negra"

Nesta segunda-feira (20/09), mais de 500 (quinhentas) pessoas estiveram presentes na Ação Global que aconteceu na Comunidade de Agreste; uma iniciativa da Administração “Tempo de Reconstruir” em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, Educação e o Departamento municipal de Cultura.

No dia 20 (vinte) de novembro, comemoramos no Brasil o Dia Nacional da Consciência Negra. Neste momento em que refletimos sobre a inserção do negro em nossa sociedade, a Administração “Tempo de Construir” chega até a Comunidade de Agreste com a I Ação Global. O evento teve como objetivo resgatar valores raciais e culturais de um povo que contribuiu tanto com o Brasil, além de ofertar serviços na área da cidadania.

O evento aconteceu na Escola Municipal Versol de Oliveira Lima, das 09 às 21:00 hs. Durante toda a Ação Global foi ofertado na área da cidadania a emissão de Carteiras de Identidade, CPF's, Certidões de Reservista, Carteirinhas do Idoso, Carteiras de Trabalho, fotos 3x4; além de acompanhamentos para INSS, visando o deferimento do BPC (Benefício de Prestação Continuada) para idosos e deficientes. Também foram fornecidas informações sobre a Tarifa social da CEMIG e aquisição de padrões de energia da CEMIG.

Além dos serviços prestados, as crianças da comunidade puderam participar da “Rua de Lazer” que ofereceu brinquedos, cama elástica, piscina de bolinhas, pinturas, artesanato, pipoca, algodão doce, jogos teatrais, dança e muita diversão.

A Ação Global movimentou muitos órgãos da Prefeitura Municipal, inclusive estiveram presentes as equipes da Secretaria de Saude – NASF e PSF, que realizou junto aos participantes do evento a aferição de pressão arterial, testes de glicemia, avaliações de fisioterapia, avaliações IMC e auriculoterapia.
Todos os serviços foram ofertados gratuitamente à população quilombola dos povoados de Agreste, Vereda Viana, Terra Dura, Sete Ladeiras, Araruba e adjacências .

Segundo o secretário de Assistência Social, Hudson Aparecido Ferreira Almeida, "o evento superou suas expectativas e do Prefeito Danilo Veloso, que mesmo distante pode acompanhar tudo pelas redes sociais. A nossa primeira Ação Global foi um aprendizado para que as outras que vierem possam ser melhores. Sempre que trabalhamos juntos com dedicação, organização, amor e sobretudo responsabilidade, a única coisa que pode vir acontecer é o sucesso. Levamos cidadania com simplicidade e trabalho, e isso é um novo tempo: Tempo de Reconstruir”, finaliza o secretario.

Para Daniela Mendes, de 18 anos, a Ação Global foi um momento de conseguir tirar seus documentos pessoais. “Evento como este é bom, pois eu consegui tirar os meus documentos, moro na Terra Dura e para ir em outra cidade fica difícil para mim, aqui consegui quase todos”, diz Daniela contente.
Além de falar de um tema tão importante como o espaço do negro na sociedade, a população teve a oportunidade de participar de uma passeata e da Missa religiosa.

Tome Nota

Órgãos que atuaram na I Ação Global: Equipe da Saúde da Família de Morro Preto, Funcionários da Escola Municipal Versol de Oliveira Lima, Secretaria de Assistência Social, CREAS, CRAS, NASF, PSF, Correios, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Junta de Serviço Militar, Departamento de Cultura e Secretaria de Educação.

Serviços realizados:

Emissão de 100 (cem) Carteiras de Identidade;
91 (noventa e um) CPF's;
08 (oito) carteiras do Idoso;
17 (dezessete) Alistamentos na Junta Militar;
123 (cento e vinte e três) atendimentos do CRAS;
70 (setenta) Referenciamentos;
20 (vinte) carteiras de Trabalho;
107 (cento e sete) fotos 3x4 para confecção dos documentos.