Dia 'D' de combate ao mosquito da dengue tem ações em São João da Ponte

Dia 'D' de combate ao mosquito da dengue tem ações em São João da Ponte

Aconteceu neste último sábado (25/11), em São João da Ponte, o Dia “D” de combate ao mosquito da Dengue. A mobilização ocorreu de 08 às 14:00 hs, e cerca de 20 (vinte) profissionais estiveram atuando nesta ação preventiva. O evento foi uma parceria entre Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde, Fundação Nacional da Saúde e Secretaria de Obras.

Apesar da evidenciada redução nos casos de dengue e das mortes provocadas pela doença no Brasil, é sempre importante conscientizar os cidadãos sobre a importância de fazer a limpeza em seus quintais e lotes vazios, reforçando as medidas de prevenção. 

Durante a semana que antecedeu a mobilização, moradores foram comunicados sobre a ação por meio de carro de som, rádio e pelos profissionais envolvidos. Foram entregues 1500 (mil e quinhentos) sacos plásticos para a coleta de resíduos e recipientes plásticos. Segundo o Coordenador da Vigilância Ambiental, Thony Antonynn Fagundes, "a mobilização foi satisfatória, mas ainda assim faltou maior comprometimento da população. 

É importante que todos saibam que qualquer recipiente que acumule água parada pode ser um criadouro dos mosquitos transmissores das doenças.
Fica sempre o alerta para que possamos eliminar possíveis focos dos mosquitos que transmitem a Dengue e a febre Chikungunya. É importante para que nossa cidade fique livre destas doenças”, alerta o Coordenador. 

Para aumentar a vigilância, a prevenção e o controle da Chikungunya e Dengue, a Secretaria de Saúde e a FNS tem mobilizado à população através de campanhas educativas e orientações. 

Pode parecer clichê, mas para evitar a transmissão dos vírus da Dengue e Chikungunya é fundamental que a população verifique se as caixas d' água estão bem fechadas, não deixe vasilhames no quintal, não deixe calhas entupidas e coloque areia nos pratos dos vasos de plantas, dentre outras iniciativas.

Com a chegada da chuva, a atenção deve ser redobrada quanto a limpeza dos quintais, pois é nesse período que o mosquito se prolifera com mais intensidade. Sejamos sempre vigilantes.

Gilmar Pereira 
Jornalista e escritor

Galeria de Fotos: