Católicos celebram Paixão e Morte de Cristo em São João da Ponte

A Praça da Matriz Santo Antônio da Boa Vista foi pequena para o público de fiéis católicos e admiradores da arte cênica que reuniram nesta Sexta-Feira (19) para recordarem a Paixão e Morte de Cristo que foi encenada por jovens da Paróquia. Há mais de 25 anos esta encenação é realizada na cidade.

A Sexta-Feira Santa é uma data que é vivida pelos católicos por orações, jejuns, caridade e muita reflexão. Diferente de outros dias da Semana Santa, neste dia não houve missas, apenas a “Descida da Cruz” – ponto alto de reflexão para os cristãos que recordaram o horário da morte de Jesus.

De acordo o diretor da peça, Aclezio Geraldo, mais de 50 pessoas participou da encenação da Paixão de Cristo. Além disso, alguns deles confeccionaram os figurinos. Para o diretor que também participou da peça e fez o papel de Satanás, o momento é especial e requer de cada um muita sensibilidade. “É com amor que a gente realiza esta encenação na nossa Paróquia, e todos estão de parabéns pelo belíssimo trabalho”, diz emocionado Aclezio.

Há mais de 20 anos o papel principal, o Jesus Cristo é representado por Hernani Chaves. A cada ano ele leva emoção e muita realidade em sua performance, o que sensibiliza sempre público. É notório perceber que alguns fiéis choram ao prestigiarem a encenação, pois o ator consegue transmitir muita emoção e realismo às cenas.

Para o Padre Oldair Cardoso, este momento é de reflexão e requer de cada fiel uma postura de respeito e de amor. “Vivenciar o sofrimento de Jesus por meio de uma encenação tão bela como esta é mergulharmos na nossa essência e dar o verdadeiro valor e sentido ao amor de Deus por nós, ao entregar seu filho para nos salvar”, comenta o padre. Em sua fala parabenizou toda a equipe que realizou o evento, aos comerciantes que emprestaram os caminhões para a montagem do palco e a Prefeitura pelo apoio que sempre é dado aos eventos da Igreja.

A realização da encenação da Paixão e Morte de Cristo é um a tradição em São João da Ponte e um momento singular para a Paróquia, pois convida os cristãos a analisar suas vidas e lembrar que a Páscoa na verdade representa a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Assistir a o espetáculo foi uma oportunidade de vivenciar as dores de Jesus.